Dinheiro compra pão, mas não compra gratidão... 
Entrar    Registo

Opinião do Banco


InfoBank.pt – Tudo sobre dinheiro e bancos em Portugal  >  ​Crescimento significativo no setor de Viagens e Turismo em Portugal

​Crescimento significativo no setor de Viagens e Turismo em Portugal

Tamanho da letra:    Reduzir o tipo de letra  Restaurar o tamanho original  Aumentar o tipo de letra 
355

O Banco de Portugal divulgou hoje o indicador preliminar das viagens e turismo para dezembro de 2023, revelando um crescimento notável tanto nas exportações quanto nas importações do setor.

Segundo o relatório, as exportações, que representam as despesas de turistas estrangeiros em Portugal, cresceram 13,5% em dezembro de 2023 comparativamente ao mesmo período de 2022.

 Este aumento supera a variação de 11,3% observada em novembro. Paralelamente, as importações, que refletem as despesas de residentes em Portugal em viagens ao exterior, também apresentaram um aumento de 9,6% em dezembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior, acima dos 5,8% registrados em novembro.

Este crescimento é particularmente significativo considerando o contexto de recuperação após as restrições à circulação impostas pela pandemia de Covid-19. As medidas restritivas, que vigoraram no primeiro trimestre de 2022, impactaram significativamente o setor, mas a sua progressiva remoção ao longo de 2023 facilitou a retomada do turismo.
 
No balanço anual de 2023, os dados preliminares indicam um aumento de 18,9% nas exportações e de 13,9% nas importações em comparação com o ano de 2022. Estes números refletem uma recuperação robusta e continuada do setor de viagens e turismo em Portugal.

É importante mencionar que as séries apresentadas são valores preliminares e baseiam-se predominantemente em transações com cartões bancários. Estes dados não substituem as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat, parte das estatísticas externas da balança de pagamentos.

Este crescimento no setor de viagens e turismo é uma notícia positiva para a economia portuguesa, sinalizando uma retomada vigorosa após os desafios impostos pela pandemia. Com a elevação contínua dos números, espera-se que o setor continue a contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico do país.

Fonte: https://infobank.pt


Deixar um comentário
Sem comentários