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Exportação de Vinho Português em 2023: Crescimento do preço médio

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Como escreve Instituto da Vinha e do Vinho em 2023, a indústria vitivinícola de Portugal registou uma marcante performance nas suas exportações, alcançando a impressionante marca de 319 milhões de litros de vinho vendidos ao exterior, num valor total de 928 milhões de euros. 

Este feito traduz-se num preço médio por litro de 2,91 euros, evidenciando um crescimento de 0,7% em comparação com o ano anterior.

No entanto, apesar deste aumento no preço médio, o setor enfrentou desafios, com uma redução de 1,8% no volume e 1,2% no valor das exportações. 

Esta tendência foi predominantemente influenciada pelo mercado comunitário (União Europeia), que registou uma queda de 3,4% em volume e 2,4% em valor, embora tenha visto um aumento de 1,0% no preço médio.
 

Os principais mercados importadores de vinho português em 2023 foram:
  • França, 
  • Angola,
  • Brasil,
  • Estados Unidos
  • Reino Unido,
representando, conjuntamente, 43,9% do volume total exportado. Dentre estes, apenas o Brasil mostrou um crescimento significativo (+8,9%) em volume comparado ao ano anterior.
 
 

Quanto ao valor, os Estados Unidos e o Reino Unido destacaram-se pelos preços médios mais altos entre os cinco principais mercados, que também incluem os Países Baixos, Brasil e França, somando aproximadamente 45,8% do valor total exportado.

Em termos de categorias de vinho, as exportações de vinho certificado atingiram cerca de 437 milhões de euros, representando 47% do valor total exportado e marcando um aumento de 1,7% face a 2022. 

O Vinho do Porto, por outro lado, experimentou um declínio tanto em volume (-5,2%) quanto em valor (-3,3%), apesar de um aumento de 2,0% no preço médio.

Finalmente, o mês de dezembro de 2023 contrastou com o restante do ano, registrando uma queda substancial em volume (-8,0%) e valor (-3,9%), mas um aumento significativo no preço médio (+4,4%).

Este panorama reflete a resiliência e a adaptabilidade do setor vitivinícola português, que continua a navegar com sucesso através de desafios econômicos e de mercado, mantendo a qualidade e a preferência global pelos seus vinhos.

Fonte: https://infobank.pt


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