Dinheiro compra pão, mas não compra gratidão... 
Entrar    Registo

Opinião do Banco


InfoBank.pt – Tudo sobre dinheiro e bancos em Portugal  >  Moeda de Coleção “Luís de Camões, 1524” celebra o Poeta Nacional

Moeda de Coleção “Luís de Camões, 1524” celebra o Poeta Nacional

Tamanho da letra:    Reduzir o tipo de letra  Restaurar o tamanho original  Aumentar o tipo de letra 
305

Em 5 de junho de 2024, o Banco de Portugal lançará uma moeda de coleção em homenagem a Luís de Camões, um dos maiores poetas portugueses, com o valor facial de 5 euros. Esta moeda, designada “Luís de Camões, 1524”, faz parte das comemorações do 500º aniversário de nascimento do poeta. A moeda estará disponível ao público através de instituições de crédito, tesourarias do Banco de Portugal e lojas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
 
A moeda de coleção “Luís de Camões, 1524” apresenta as seguintes características:

Anverso:
Campo central com o valor facial e o escudo nacional.
Legenda “Casa da Moeda” e indicação do autor abaixo do escudo.
Legenda “República Portuguesa” e o ano “2024” na orla esquerda.

Reverso:
Campo central com uma efígie estilizada de Camões, adornado com uma coroa de louros e uma gola do século XVI.
Legenda “Luís de Camões” à esquerda.
Ano “1524” à direita.
 


A emissão desta moeda está limitada a 30.000 exemplares com acabamento normal, conforme aprovado pela Portaria n.º 440/2023, publicada no Diário da República.
 

Luís Vaz de Camões (c. 1524/1525 – 1580) é amplamente considerado o maior poeta de língua portuguesa. Nascido em Lisboa, Camões teve uma vida aventurosa, marcada por viagens e desafios.

Ele é mais conhecido por sua obra épica "Os Lusíadas", publicada em 1572, que celebra as explorações de Vasco da Gama e os feitos gloriosos da história portuguesa​​.

Camões também produziu uma vasta quantidade de poesia lírica e drama, consolidando seu lugar como uma figura central na literatura do Renascimento português. Sua obra teve um impacto duradouro na literatura portuguesa e brasileira, e o dia de sua morte, 10 de junho, é comemorado como o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas​.

Portugal tem uma rica tradição de emitir moedas comemorativas que celebram figuras históricas e eventos significativos. Estas moedas são não só itens de colecionador, mas também servem para educar o público sobre a história e cultura do país.

A moeda “Luís de Camões, 1524” continua essa tradição, homenageando um ícone da literatura portuguesa e promovendo o patrimônio cultural do país.
05.06.2024
 
As moedas esgotaram-se muito rapidamente em 5 de junho de 2024, não era mais possível fazer pedidos de ouro, prata ou moedas normais.

 


Fonte: https://infobank.pt


Deixar um comentário
Sem comentários