Dinheiro compra pão, mas não compra gratidão... 
Entrar    Registo

Último comentário sobre o banco


Opinião do Banco



Infomação sobre banco Grupo Crédito Agrícola


+351 213 80 56 60
Código bancário: CCCMPTPL
https://www.creditoagricola.pt

Grupo Crédito Agrícola

Número de visualizações: 145

O Grupo Crédito Agrícola (GCA) é um destacado Grupo Financeiro Cooperativo em Portugal, com mais de um século de história. Composto pela Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo e 68 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo associadas, o GCA está profundamente integrado no tecido económico regional, possuindo 617 agências em todo o território nacional.
 
A história do Grupo Crédito Agrícola em Portugal remonta a 1498, com a fundação das Santas Casas da Misericórdia por D. Leonor e Frei Miguel Contreiras. Estas instituições, juntamente com os Celeiros criados em 1576 por D. Sebastião, formavam a base das primeiras entidades de crédito, oferecendo suporte principalmente aos agricultores.
 
Em 1778, a Misericórdia de Lisboa iniciou a prática de conceder empréstimos aos agricultores. Esta iniciativa foi seguida por outras Misericórdias, levando à criação de leis em 1866 e 1867 para transformar essas entidades em instituições de crédito agrícola. Simultaneamente, os Celeiros Comuns, desde o século XVI, forneciam crédito em género aos agricultores, antecipando modelos similares na Escócia e na Alemanha.
 
A fundação do verdadeiro Grupo Crédito Agrícola ocorreu em 1911, pouco após a implantação da República em Portugal, com a promulgação de legislação específica em 1914 e 1919. As décadas seguintes viram o aumento das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, apesar da crise económica dos anos 30 ter desacelerado este crescimento.
 
A revolução de 1974 desencadeou um movimento de autonomia das Caixas de Crédito Agrícola, culminando na criação da FENACAM em 1978. A década de 1980 testemunhou a instituição da Caixa Central e a implementação de um fundo de garantia, marcando a consolidação do sistema de crédito agrícola em Portugal.
 
Nos anos 90, o Crédito Agrícola expandiu-se para outros serviços financeiros, incluindo seguros e gestão de fundos de investimento. O início do século XXI viu a modernização tecnológica e a expansão da sua presença no mercado financeiro português, com um foco crescente em sustentabilidade e inovação.


 
O Grupo Crédito Agrícola se destaca por sua abordagem cooperativa única, com mais de 400.000 associados e 2.100.000 clientes.
 

As 69 instituições de crédito que formam o GCA são cooperativas, com uma estrutura societária voltada para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e apoio à competitividade local. Cada Caixa de Crédito Agrícola Mútuo possui autonomia e conhecimento profundo das realidades e desafios econômicos de suas regiões.
 

A Caixa Central
atua como o organismo central do Sistema Integrado de Crédito Agrícola Mútuo (SICAM), exercendo funções de orientação, fiscalização e gestão sobre as Caixas Associadas. Estas Caixas possuem a totalidade do capital social da Caixa Central, que por sua vez detém indiretamente as Empresas Participadas.
As Empresas Participadas oferecem uma variedade de serviços complementares, como atividades seguradoras, gestão de ativos, investimento em capital de risco, serviços informáticos, entre outros. Além disso, o GCA inclui um agrupamento de empresas focadas em serviços informáticos e operacionais, visando aumentar a eficiência operativa e a flexibilidade dos membros nas suas áreas de negócio.

O GCA também abriga a FENACAM, uma federação que representa as cooperativas e fornece serviços especializados ao grupo.

Caixa Central – Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, código de IF - 9000 


Contactos
 
 Rede fixa (24h por dia, 7 dias por semana)
  • 213 80 56 60
  • 808 20 60 60
 
Redes móveis
  • 917 202 010
  • 969 855 840
  • 936 630 001
 
Linha directa internacional
  • (00) 800 11 17 11 17
Notícias do banco




Arquivo de notícias do banco
A informação no site pode não refletir as mudanças mais recentes, para obter esclarecimentos, ligue para o banco