Dinheiro compra pão, mas não compra gratidão... 
Entrar    Registo

Opinião do Banco


InfoBank.pt – Tudo sobre dinheiro e bancos em Portugal  >  Novo Cartão de Cidadão: Mais completo, seguro e tem dinheiro

Novo Cartão de Cidadão: Mais completo, seguro e tem dinheiro

Tamanho da letra:    Reduzir o tipo de letra  Restaurar o tamanho original  Aumentar o tipo de letra 
232

A nova imagem do Cartão de Cidadão (CC) foi revelada pelo Governo na apresentação da “Nova Geração de Serviços Públicos: + Próximos, + Ágeis, + Conectados”, que decorreu no Terminal de Cruzeiros de Lisboa. O novo documento, mais completo, seguro e digital, começará a ser emitido em 10 de junho de 2024, substituindo os documentos caducados e aqueles que expirarem após essa data.
 

 

Em conformidade com o Regulamento (UE) 2019/1157 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de junho de 2019, o novo Cartão de Cidadão incorpora as normas de segurança mais recentes, garantindo maior segurança física e eletrónica. Uma das inovações mais significativas é a inclusão de um segundo chip com tecnologia contactless, que permitirá o uso do cartão em várias situações, tanto nos serviços públicos como no sector privado, sem a necessidade de um leitor de cartões.
 

Apesar de ser um documento físico, cerca de 50% das suas características são digitais.

O cartão integra mais de 30 elementos de segurança física, eletrónica e digital, utilizando materiais inovadores, o que o torna um dos documentos de identidade mais seguros do mundo.

Entre as alterações visíveis, destaca-se a fotografia de maiores dimensões para melhor identificação do titular e a mudança do chip para o verso do cartão.

O design do novo cartão é distinto do atual, combinando funcionalidade e normas europeias com elementos da cultura e identidade nacional, como os motivos do empedrado artístico da calçada portuguesa, com o Mar Largo como motivo principal.
 

O novo documento está em conformidade com a norma ICAO (International Civil Aviation Organization), melhorando a precisão e eficiência dos processos de controlo e segurança das fronteiras.

Graças à tecnologia contactless, o novo Cartão de Cidadão poderá ser utilizado como título de transporte em todo o país, para associar bilhetes eletrónicos para espetáculos e para autenticação em serviços digitais ou presenciais.

Investimentos na Modernização

 
No âmbito dos compromissos PRR, foram anunciados investimentos significativos na modernização dos serviços do Cartão de Cidadão. Estes incluem a renovação integral do parque de quiosques biométricos, o desenvolvimento de soluções alternativas ao atendimento e a integração de serviços, num valor total de 9 milhões de euros.

O custo do novo Cartão de Cidadão será de 18 euros para renovação e 22 euros para emissão de um novo cartão. O Cartão de Cidadão será gratuito no primeiro ano de vida.



 

Fonte: https://infobank.pt


Deixar um comentário
Sem comentários